terça-feira, 22 de novembro de 2011

Matrix: um filme insuperável

Esse fim de semana eu assisti Matrix. Me surpreendi! Um filme irado. E parecia uma ''cópia de Avatar'' (os carinhas azuis lembra né), minha mãe me corrigiu, ''Avatar que é uma cópia de Matrix'', e era isso que eu queria dizer, essa era a intenção, só me confundi na hora de falar.




Mas quando falei isso pro Eduardo Kopik (ex-postador do blog), ele falou que Avatar era baseado em um livro, então pesquisei na internet. Mas encontrei somente a informação de que o filme Avatar lançaria em 1999, pois o roteiro começou a ser desenvolvido em 1994.

James Cameron (o diretor e roterista) disse que a tecnologia necessária para a produção do filme não estava disponível (acho que nem existia naquela época), então aguardou. E a língua na'vi utilizada no filme começou a ser elaborada só em 2005 pelo linguista Paul Frommer, e finalizada em 2006.




Mas diga-me: alguém teria visto o roteiro de Cameron e copiado a ideia, lançando o filme em 1999, como o próprio queria? Não achei quando começou a ser feito o roteiro, mas vi que o filme tem referências filosóficas (muitas frases), religiosas, informáticas, etc. e inclusive uma referência de Alice N=no País das Maravilhas quando eles dizem ''siga o coelho até a toca'' ou algo assim.

Mas os efeitos são extraordinários pra época, atores muito bons, roteiro perfeito, dou nota 10. Abaixo vc confere prêmios que o filme ganhou no Oscar de 2000 (4 prêmios de 4 indicações!):


-Melhores Efeitos Visuais
-Melhor Edição
-Melhor Edição de Som
-Melhor Mixagem de Som

Então eu faço uma enquete perguntando se vc já assitiu Matrix, com várias opções para escolher para resposta. O filme é incrível. Assistam, isso que eu digo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário